BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 25 de outubro de 2009

Henri Matisse

Renomado pintor desenhista e escultor francês do fauvismo, Matisse nasceu em 1869 na frança e morreu em 1954, também na frança.
Quando Matisse tinha cerca de 20 anos, foi lhe dado uma caixa de tintas. Ele experimentou pintar um pouco e descobriu o prazer que esta atividade lhe proporcionava. Logo, se inscreveu em um curso de desenho. A partir de 1891, ele abandonou sua antiga carreira de escriturário e resolveu se dedicar mais a sua carreira artística.
Em 1904, Matisse apresentou sua primeira exposição, na qual, infelizmente, não obteve sucesso. Porém, no ano seguinte, ele fez uma outra exposição juntamente com seu grupo no salão de Paris. Desta vez, seu grupo obteve sucesso, sendo reconhecido como "Os Fauves", tendo Matisse como líder.
Em 1908, ele fundou a Academia Matisse.
A partir de 1916, ele recebeu uma certa influência do cubismo, apesar de nunca ter se juntado a esse movimento.
Suas esculturas lembravam a arte primitiva.
Em suas pinturas, Matisse explorava as cores, tendo elas como principal fator, assim como os outros membros do Fauvismo. Em muitas de suas pinturas, Matisse retrata mulheres nuas.












Aqui, um auto-retrato de Henri Matisse.









Este simples quadro retrata flores e se chama "Flores"






Este quadro, chamado "O Cisne", retrata, assim como o nome diz, um cisne.







Já este quadro, se chama "Um Chapéu de Palha".







Fontes: http://www.henri-matisse.net/drawings.html , http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse

Feito por Lucas Sato, 5a-A Nº18

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Maurice de Vlamick

Maurice de Vlamick nasceu na França, e viveu entre 1876 e 1958.Foi uma das primeiras influências do Fauvismo.Ele começou a pintar em plena adolescência.Em 1893, ele estudou com um pintor chamado Henri Rigalon na île de Chatou.

Maurice de Vlaminck participou ativamente do fauvismo, uma tendência de harmonia das formas e coloridos, tendo a liderança de Henri Matisse, causou grande agitação na europa no começo do século XX ao praticar um conceito de exacerbação das cores ainda mais agressivo que vários pintores já nomeados no mundo das artes.

Em 1911, Vlaminck viajou para Londres e pintado pelo Thames. . Na Primeira Guerra Mundial, ele foi colocado em um posto em Paris,e começou a escrever poesia.Eventualmente,ele se estabeleceu na periferia noroeste de Paris. A partir de 1925, viajou por toda a França, mas continuou a pintar principalmente ao longo do Sena, perto de Paris.

Vlaminck morreu em Rueil-la-Gadelière em 11 de Outubro de 1958.

Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Maurice_de_Vlaminck,http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2006/11/vlaminck-maurice-de-fauvismo.html, http://blogdogalinho.blogspot.com/2007/05/vlaminck-do-fauvismo-s-sombras.ht

Bougival
Óleo sobre tela
Cidade na margem de um lago
Óleo sobre tela
Paisagem com árvores, e Casa do Lago
Óleo sobre tela
Os telhados vermelhos (Landscape)-
óleo sobre tela

Landscape near Martigues

Óleo sobre tela

Árvores
Óleo sobre tela
Paisagem com um House on the Hill
Óleo sobre tela
Viagem através de uma aldeia francesa no Inverno
guache sobre papel
Feito por patrick número 27 5a A

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

George Roualt

George-Henri Rouault foi um pintor francês,que nasceu no dia: 27 de Maio de 1871.
Filho de um marceneiro que trabalhava numa fábrica de pianos.
Os seus primeiros contactos com a arte deram-se na Escola de Artes Decorativas. Frequentava essa escola nos seus tempos livres, porque trabalhava como aprendiz no atelier de um mestre vidreiro.
Em 1890 matriculou-se na Escola das Belas Artes de Paris, seu professorfoi também professor de Matisse e de Marquet.
Em 1908 casou-se com uma pianista.
Com a morte de Rouault o estado francês recebeu da família do artista cerca de oitocentas obras inacabadas.
A sua obra mais importante é, segundo alguns críticos, a série de pranchas que compõem a Miserere. Esta obra que devia ser constituída por 50 pranchas sobre Miserere e 50 pranchas sobre a guerra, acabou por ser formada só por 58 pranchas.
George pinta um tema de pintura chamado Fauvismo,(Significado de fauvismo:Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica).
Quadros que George Roualt, pintou:O judeu errante,Paisagem de noite,O Menino Jesus entre os Doutores,Odalisca,Banhistas,Rapariga com Espelho,Nu com os Braços ao Alto,e outro.
Imagem

























Feito por:Victoria Ghattas/n:29/5aA

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Rouault


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cornelis Theodorus Maria van Dongen, conhecido como Kees van Dongen (26 de Janeiro de 1877, Rotterdam -28 de Maio de 1968,Monte Carlo), de origem holandesa, adotou rapidamente as idéias dos fauvistas Manguin, Derain e Matisse, que conheceu em Paris. Depois de estudar na Academia de Roterdã, Van Dongen mudou-se para Paris, a fim de continuar seus estudos de pintura.

Em 1902, pintou seu primeiro retrato fauvista. Dois anos mais tarde participou do Salão dos Independentes e começou a trabalhar junto com Vlaminck e Derain. Vollard, marchand e dono de galeria, se interessou vivamente por usa obra e organizou sua primeira exposição individual.

Convidado pelo grupo Die Brücke (A Ponte), viajou para Düsseldorf, onde expôs suas obras junto com as dos expressionistas. Mais tarde viajou para Espanha, Marrocos,Itáçia e Egito em busca de novas motivações.

A partir de 1932 morou tanto em Mônaco quanto em Paris. Em 1962 expôs suas obras mais fauvistas nas exposições Le Fauvisme Français e na inauguração do Expressionisme Allemand, organizadas em Paris e Munique.



Fontes De Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kees_van_Dongen


Feito Por Vinicius /nº30/ 5ªA


André Derain

André Derain (Chatou, França, 10 de junho de 1880 - em Garches, 8 de setembro de 1954) foi um pintor francês que aprendeu sozinho , começou a pintar com 15 anos. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900, pintaram juntos , desenvolveram suas idéias com a cor em suas obras de arte.
Depois de ver uma exposição de telas de Van Gogh em 1901, Derain reforçou o uso das cores puras em suas telas. Montou um ateliê de arte em Chatou que é perto de Paris - em parceria com Maurice Vlaminck (1876 até 1958). Este ateliê se tornou o centro de difusão do Fauvismo. Mas finalmente eles decidiram ir embora para Paris. Derain se inscreveu como aluno na Academia Carrière, onde conheceu Matisse.
Ao contrário dos amigos , o jovem pintor se interessava principalmente pela arte das academias e dos museus e ao contrario do comum abandonou o fauvismo pelo cubismo. Logo após o término da I Guerra Mundial, aplica-se aos valores clássicos, pintando retratos, paisagens e naturezas-mortas, predominando quase que sempre os tons castanhos avermelhados. Fez notáveis xilogravuras em cores, cenários e figurinos para teatro, além de esculturas e cerâmicas.
A obra de Derain mostrou uma superfície mais tranqüila, que o resto dos fauvistas, produto da aplicação de tonalidades quentes e harmônicas. Sua obra agradou tanto ao galerista Vollard que ele tentou repetir com esse artista o sucesso alcançado com Monet, organizando em Londres uma exposição com suas obras mais fauvistas. No entanto, ao voltar, o pintor assinou um contrato com Kahnweiler, o marchand de Picasso. Foi assim que Derain entrou em contato com a elite cubista e abandonou o fauvismo.
Entre suas obras mais importantes estão O Porto de Londres (1906) e O Porto de Colliure (1905). Em seus últimos anos, Derain trabalhou como cenógrafo de balé e ilustrador de livros..











gabriel r s c zampieri