Jacques-Louis David nasceu em Paris, em 30 de agosto de 1748. Era aluno de Joseph-Marie Vien, artista que defendia o retorno à antiguidade clássica, no começo não se sentiu atraído pelas ideias do mestre.
Já 1774, com a tela "Antíoco e Estratonice", David ganhou o Prêmio de Roma, que lhe autorizou uma permanência de vários anos naquela cidade.
Num piscar de olhos se tornou o mais entusiasta defensor do neoclassicismo, influenciado pelos profundos monumentos antigos.
Famoso, David tornou-se o pintor da revolução francesa; exemplo disso foi um de seus mais célebres quadros, "Marat assassinado" (1793), obra cuja mestria técnica realça uma sincera emoção.
Recuperado o prestígio, foi nomeado pintor oficial de Napoleão, para cujo louvor e as glórias realizaram algumas de suas mais ambiciosas telas, como "A coroação da imperatriz Josefina" (1805-1807), composição gigantesca que contém um feito de muita atenção retratos de personagens da época.
Jacques-Louis David morreu em Bruxelas no dia 29 de Dezembro em 1825, após da queda de Napoleão em Waterloo.
"Auto Retrato"feita por ele mesmo em 1794[
"Antíoco e Estratonice"feita por Jacque-Louis David,na sua coleção onde conseguiu uma bolsa de estudo em roma na universidade de pintura de roma.
Esse texto foi feito por Patrick Bitttencourt número 27/5 sérieABibliografia:http://www.pitoresco.com.br/universal/david/david.htm
0 comentários:
Postar um comentário