Karl Gotthard Langhans não foi formado em engenhariria e sim por matematica e linguas sua primeiraobra foi ser inspetor de obra apos isto foi permitido que trabalhasse para todas as pessoas nesta hora sua grande carreira estava apenas começendo Karl Gotthard Langhans se casou com elizabeth uma obra super famosa obra é o portão brandeburgo localizado em berlin elizabeth fiilha de um jurista casada com Karl Gotthard Langhans teve cinco filhos Louise Amalie filhas e Juliane Wilhelmine, um filho, teatro arquiteto carl ferdnand, bem como dois outros filhos, que morreram logo após o nascimento. desde 1782 vivia com sua familia em Albrechtstrabe em 1788mudou se com sua familia para Berlim (mais especificamente ele mudouse para Charlottenstrabe 48, na esquina da Behrensstrabe) no inicio do seculo 19 (XIX) um de seus grandes sonhos seria realizada ele iria viajar para à Italia para ver os antigos prédios com seus proprios olhos isto ocorreu em 1768 e 1769 graças ao apoio do conde hatzfeld Quando ele veio a ser designado para ser o líder da guerra de Breslau e câmara de domínio, ele visitou os países da Inglaterra, Holanda, Bélgica e França, em nome e à custa do rei.
Gabriel Zampieri 5A n 11
domingo, 30 de agosto de 2009
Karl Gotthard Langhans
Postado por Gabriel às 20:21 0 comentários
Manuel José de Araújo Porto-alegre
Em 1840, o artista fora nomeado pintor da Câmara Imperial: foi o responsável pelos trabalhos de decoração da coroação e do casamento do Imperador Dom Pedro II. Executou ainda projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais se destacam as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.
Manuel era conhecido como Porto-Aalegre,talento era o que não faltava nele.Manuel viajou por quase todo mundo, pois tinha um talento maravilhoso.
Manuel é considerado o inaugurador da história e da crítica de arte brasileira, podendo ser ainda hoje consultados com proveito os seus artigos sobre a arte brasileira, como Memória sobre a Antiga Escola Fluminense de Pintura.
Manuel é filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antonia Viana.Seu sobrenome não tem o nome Porto-Alegre,mas sendo equivocada a grafia Manuel de Araújo Porto-Alegre que alguns de seus biógrafos utilizam.
Feito por:Victoria Barreto Ghattas/5a/No 29
Postado por victoria às 18:01 0 comentários
Jean Antoine Houdon
Nascido em Versalhes, Jean ganhou o Prix de Rome em 1761 mas não foi influenciado pela arte antiga ou renascentista de Roma. Sua estada na cidade foi marcada por duas importantes e características produções: um magnífico Ecorché, um modelo anatômico que ainda hoje serve de guia para todo tipo de artistas, e a estátua de São Bruno na igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma. Depois de dez anos de estadia na Itália, Houdon retorna a Paris.
A estátua de George Washington resultou de um convite feito por Benjamin Franklin para que Houdon cruzasse o Atlântico e visitasse o palácio Mount Vernon, lá o então general pôde lhe servir de modelo. Washington posou para modelos de argila e para uma máscara de gesso em 1785. Esses modelos serviram para várias homenagens a Washington, incluindo a representação dele de pé localizada no capitólio do estado de Virginia em Richmond. Numerosas variações do busto de Washington foram produzidas, retratando-o como um general em uniforme, da maneira clássica mostrando a musculatura peitoral ou como como o cônsul romano Lúcio Quíncio Cincinato vestindo uma toga. Uma versão desse último tipo está no edifício sede do estado de Vermont.
Houdon se tornou membro da Academia Real de Pintura e Escultura em 1771, e professor em 1778. Encarado como burguês pelas suas ligações com a corte de Louis XVI, ele caiu em desfavores durante a Revolução Francesa, apesar de não ter sido preso. Houdon voltou a ser favorecido durante o Consulado e Império.
Houdon morreu em Paris e foi enterrado no cemitério de Montparnasse.
Jean Antoine Houdon nasceu em Versalhes,no dia 20 de Março de 174. Jean ganhou Prix de Rome em 1761,ele foi um escultor de estilo neoclássico francês jean ficou famoso pelos bustos e estátuas que esculpiu de filósofos, inventores e figuras políticas do iluminismo. Jean ganhou o Prix de Rome em 1761, mas não foi influenciado pela arte antiga ou renascentista de Roma. Sua estada na cidade foi marcada por duas importantes e características produções: um magnífico Ecorché, um modelo anatômico que ainda hoje serve de guia para todo tipo de artistas, e a estátua de São Bruno na igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma. Depois de dez anos de estadia na Itália, Houdon retorna a Paris.As estatuas de outras pessoas influencira Jean.
Jean se tornou membro da Academia Real de Pintura e Escultura em 1771, e professor em 1778. Encarado como burguês pelas suas ligações com a corte de Louis XVI, ele caiu em desfavores durante a Revolução Francesa, apesar de não ter sido preso. Jean voltou a ser favorecido durante o Consulado e Império.
Jean Antonie Houdon era conhecido como Houdon.
Houdon morreu em Paris e foi enterrado no cemitério de Montparnasse.
Postado por victoria às 15:27 0 comentários
Antonio Canova
Expoente máximo da escultura neoclássica européia, Antonio Canova quis devolver à escultura a simplicidade e a pureza características da antiguidade. Antonio Canova nasceu em Possagno, república de Veneza, em 1º de novembro de 1757. Órfão desde a infância, foi trabalhar como aprendiz no ateliê de Giuseppe Bernardi, também chamado Torretti, que lhe proporcionou uma formação eminentemente barroca. Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de outubro de 1822. Embora sua obra (como a de todos os neoclássicos) tenha sido acusada de fria, mais tarde a crítica do século XX reconheceria nele um escultor acadêmico de suma maestria e elegância. Agora Algumas Imagens das Obras de Antonio Canova: Bibliografia: Imagens:http://www.museocanova.it/menu.php?name=canope〈=it Informações:http://www.pitoresco.com.br/escultura/canova/canova.htm Feito Por Vinicius nº30 5ªA PIO VI Gesso, 1813 MONUMENTO FUNEBRE A MARIA CRISTINA D'AUSTRIA Gesso, 1813 PAOLINA BONAPARTE COME VENERE VINCITRICE Gesso, 1813 AMORE E PSICHE IN PIEDI Calco in gesso dal marmo, 1800? LE GRAZIE Gesso, 1813 LE GRAZIE Olio su tela, 1799 LE GRAZIE E VENERE DANZANO DAVANTI A MARTE Tempera, 1798 ? LE GIOCATRICI DI ASTRÀGALI Tempera, 1799 ? AMORE E PSICHE GIACENTI Terracotta, 1787 LA MANSUETUDINE Terracotta, 1783 NAPOLEONE COME MARTE PACIFICATORE Gesso, 1806 VENERE E ADONE Gesso, 1794 ADONE INGHIRLANDATO DA VENERE Gesso, 1789 ERCOLE E LICA Gesso, 1795-1815 LA CITAREDA Olio su tela, 1789 ca
Postado por Anônimo às 08:48 0 comentários
sábado, 29 de agosto de 2009
Neoclassicismo
O neoclassicismo foi um movimento cultural feito no fim do século XVIII.
O neoclassicismo, como o próprio nome já diz, estava ligado com a arte clássica.
Na literatura neoclássica, os textos são claros, com linguagem culta, nobre e correta.
Nas artes plásticas neoclássicas, havia harmonia entre as cores, exatidão de contornos e natureza.
Nas esculturas, o neoclassicismo buscava o passado. Eram esculturas de corpo inteiro ou bustos. Era usado mámore branco e um pouco de bronze.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoclassicismo
Feito por Lucas Sato 5-a A n-o 18.
Postado por Lucas às 05:44 0 comentários
Giovanni Battista Tiepolo
Giovanni Battista Tiepolo foi um dos grandes mestres da pintura italiana neolcássica. Nasceu em veneza em 15 de março de 1696 e morreu em Madri, em 27 de março de 1770.
Seu pai morreu um ano após seu nascimento, o que deixou sua família em grandes dificuldades financeiras.
Pintou seus primeiros quadros em 1710, no ateliê de Gregorio Lazzarini. Foi influenciado por outros pintores, como Frederico Bencovich e Piazzeta. Em 1715 pinta uma igreja. Nesta época também começa a pintar quadros para o Magistrado que governa a cidade.
Postado por Lucas às 05:17 0 comentários
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Lawrence Alma-Tadema,
Lawrence Alma-Tadema foi um grande pintor e desenhista do neoclassicismo. Nasceu em 8 de janeiro de 1836 nos países baixos e morreu em 26 de junho de 1912 na Alemanha. Ao longo de sua vida, ele também viveu na Bélgica e no Reino Unido.
Aos 4 anos de vida, ele perdeu seu pai, um advogado. Aos 16 anos, ele começou a estudar arte. Perdeu também a sua mãe aos 27 anos. Quando sua mãe morreu, ele, ja experiente, pode se transferir ao atêlie de Henri Leys. E casou-se no mesmo ano com uma inglesa, com quem viveu até a morte.
Um famoso quadro seu intitulado "As rosas de Héliogábalo "
Postado por Lucas às 18:03 0 comentários
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Rafael Mendes Carvalho.
nascido em laguna (sc) o pintor fazia : desenhos , caricaturas , pinturas , litografia , arquiteturas e,cenografias.
Em laguna trabalhou com o projeto da cidade para fazer(inventar) obras beneficentes aos cidadões de laguna algumas dessas obras foram:1837 a obra da entrada da esquadra nacional ,1841 trabalha na reforma do teatro são pedro e ,em 1844 tambem teve a ideia de criar a primeira revista de caricaturas do rio de janeiro,em 1850 até 1851 durante a guerras do rosas trabalha como retratista e caricaturistas , litografando omaterial usados em guerras
Em Porto Alegre onde se demorou aparentemente apenas alguns anos, executou Rafael Mendes de Carvalho varias obras de artes além de ter lecionado discipulos depoi s não se sabe se deixou a cidade ou se faleceu
Retrato feito por Refael Mendes Carvlho de D. Pedro II
gabriel zampieri 5a n 11
Postado por Gabriel às 17:50 0 comentários
domingo, 23 de agosto de 2009
Jean-Auguste Dominique Ingres
Jean-Auguste Dominique era um pintor francês. Filho de um escultor ornamentista,foi educado em Toulouse. Depois, formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde se tornou parecido aos aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu por muito tempo à época de seu predomínio de estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 após a força, da sua posição de acadêmico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix. Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas.
"Napoleão entronizado"feito por Jean-Auguste Dominique Ingres em 1804
"Retrato de Louis-François Bertin "feito por Jean-Auguste Dominique Ingres em 1832.
Esse texto foi feito por Patrick número 27/5 série A
Bibliografia:http://www.vidaslusofonas.pt/j_a_d_ingres.htm
Postado por Patrick às 09:58 0 comentários
Jacques-Louis David
Jacques-Louis David nasceu em Paris, em 30 de agosto de 1748. Era aluno de Joseph-Marie Vien, artista que defendia o retorno à antiguidade clássica, no começo não se sentiu atraído pelas ideias do mestre.
Já 1774, com a tela "Antíoco e Estratonice", David ganhou o Prêmio de Roma, que lhe autorizou uma permanência de vários anos naquela cidade.
Num piscar de olhos se tornou o mais entusiasta defensor do neoclassicismo, influenciado pelos profundos monumentos antigos.
Famoso, David tornou-se o pintor da revolução francesa; exemplo disso foi um de seus mais célebres quadros, "Marat assassinado" (1793), obra cuja mestria técnica realça uma sincera emoção.
Recuperado o prestígio, foi nomeado pintor oficial de Napoleão, para cujo louvor e as glórias realizaram algumas de suas mais ambiciosas telas, como "A coroação da imperatriz Josefina" (1805-1807), composição gigantesca que contém um feito de muita atenção retratos de personagens da época.
Jacques-Louis David morreu em Bruxelas no dia 29 de Dezembro em 1825, após da queda de Napoleão em Waterloo.
"Auto Retrato"feita por ele mesmo em 1794[
"Antíoco e Estratonice"feita por Jacque-Louis David,na sua coleção onde conseguiu uma bolsa de estudo em roma na universidade de pintura de roma.
Esse texto foi feito por Patrick Bitttencourt número 27/5 sérieABibliografia:http://www.pitoresco.com.br/universal/david/david.htm
Postado por Patrick às 08:51 0 comentários